#

Técnico de Seguros

Garantir as tarefas inerentes à vertente de produção, aplicando os conhecimentos técnicos associados ao âmbito da sua função, de acordo com o planeamento e organização de actividades efectuado pela sua hierarquia, e em linha com as políticas e procedimentos internos da Companhia e normativos legais em vigor.

 

Responsabilidades:

  • Definir modelo de aceitação de riscos, estabelecendo níveis de decisão por função, órgão de estrutura  e produto;

  • Analisar aceitação, ou não, de riscos não delegados encaminhados pelas áreas comerciais;

  • Realizar análises de risco casuísticas/vistorias;

  • Garantir a concepção e o desenho técnico de produtos;

  • Desenvolver estudos técnico-actuariais que permitam apoiar o desenvolvimento de novos produtos e a gestão da carteira;

  • Proceder à análise, estudo e classificação de riscos, de acordo com os vários produtos, definindo os seus graus de complexidade;

  • Realizar análises e cotações de riscos tendo como finalidade garantir o equilíbrio de exploração e cotação dos mesmos;

  • Apoiar na elaboração de propostas de cotação, nos casos em que os riscos propostos excedem os seus níveis de competência;

  • Apoiar na articulação com as áreas comerciais e responder às solicitações destas no estudo de abordagens a Clientes específicos;

  • Elaborar condições de colocação e comercialização, nomeadamente normas e políticas de subscrição de apólices;

  • Apoiar na realização de análises de carteiras, tendo em vista o saneamento ou a elaboração de propostas de renovação;

  • Elaborar relatórios periódicos de acompanhamento do ciclo de vida do produto nas componentes técnicas, actuarias e comerciais;

  • Produzir e propor para validação os relatórios de avaliação de risco, com recomendação da taxa de cotação para posteriormente serem enviados para as respectivas áreas (e.g. Comercial), consoante o tipo de produto (Viagem, Patrimonial, Automóvel);

  • Analisar e identificar as melhores práticas de mercado no que se refere a modelos de tarifação para os diferentes produtos;

  • Efectuar o cálculo actuarial para o desenvolvimento, acompanhamento e aplicação das tarifas dos diversos ramos, elaborando as bases de cálculo das reservas matemáticas e provisões; 

  • Analisar o crescimento e a rentabilidade por produto e controlar a adequação tarifária;

  • Elaborar e propor para validação superior as especificações técnicas do produto, realizando ou recolhendo estudos necessários;

  • Apoiar na definição dos procedimentos e circuitos operacionais, desenvolver requisitos e acompanhar a implementação de sistemas e ferramentas de suporte à venda e gestão de carteiras;

  • Apurar e propor para validação superior os resultados da conta técnica de cada ramo;

  • Apoiar na realização de reuniões de brainstorm com a Área Comercial, no sentido de aferir a percepção dos Clientes face aos produtos existentes/ novos produtos, discutir os problemas existentes e identificar eventuais propostas de ajustamento dos produtos e serviços às necessidades dos Clientes;

  • Acompanhar o Departamento de Marketing na identificação da necessidade de novos produtos;

  • Prestar apoio técnico ao Departamento de Marketing na elaboração de brochuras e scripts de venda dos produtos;

  • Elaborar os suportes técnicos para formação das áreas comerciais, em novos produtos.

  • Criar, propor para validação e proceder à actualização das fichas técnicas de produto, em linha com as orientações superiores no sentido de apresentar de forma concisa e padronizada, informações sobre os produtos existentes na Companhia;

  • Acompanhar a gestão de reclamações relacionadas com os produtos disponibilizados pela Companhia, participando na análise e na resolução de problemas;

  • Definir regras de simulações;

  • Estudar o impacto de alterações legais nos produtos em carteira e em comercialização.

 

Requisitos

Formação Académica:

  • Mínima: Bacharelato em Gestão

  • Preferencial: Licenciatura em Gestão

Experiência Profissional:

  • 2 a 3 anos de experiência profissional em funções similares

  • 3 a 4 anos de experiência profissional em funções similares

Conhecimentos/Requisitos Específicos:

  • Sector/Áreas: Segurador

  • Línguas: Inglês, Francês

Conhecimentos de Informática/Ferramentas:

  • Excel
  • PowerPoint
  • Word
  • Outlook e Internet

Envie o seu Currículo


Apenas um ficheiro.
Limite de 6 MB.
Tipos permitidos: pdf, doc, docx
Situação Actual